THE DIFFICULT ART OF VOICE OVER

Share

Narrar Um Texto no Tom Certo é um dos Grandes Desafios da Profissão

 

por Sonia De Pieri

 

Selecionar a trilha e a voz de sucesso, aquelas que vão bater fundo e sacudir os corações dos clientes, não é tarefa fácil. São manobras radicais que enfrentamos no dia a dia. Quem não conhece os bastidores de uma produtora de áudio, parece que tudo é descomplicado, que o locutor está lá à disposição para gravar um texto quantas vezes forem necessárias.

Nãaaaaao, não funciona assim.

O locutor realiza estudos, como em qualquer outra profissão de nível universitário. Fora do Brasil, existem escolas que aprimoram a voz, por isso a valorização dos nativos é bem maior do que aqui. Em nosso país, os locutores encontram um tempo menor na sala de aula, mas em compensação a dedicação e o investimento são altíssimos.

Um locutor fiel à profissão vai atrás de aperfeiçoamento com fonoaudiólogo, investe em equipamentos (mesa de som, placa de áudio, microfone, acústica, softwares etc), busca conhecer outros idiomas e se dedica full time à atividade/profissão, por isso ele é questionado, muitas vezes, pela sua precificação, o que é absolutamente equivocado. Ele tem de ser qualificado pelo seu valor, a somatória de toda a sua experiência e investimento na profissão.

Existem muitos profissionais qualificados e de alto talento no Brasil – assim como existem inúmeras empresas e/ou banco de talentos disponíveis no país para que a produtora de vídeo/filme escolha quem melhor se adeque às necessidades do projeto em questão. Algumas vezes não é fácil encontrar esse profissional certo, cuja voz e tom se encaixem perfeitamente às imagens, como um casamento audiovisual completo. 

Para o projeto de filme publicitário pelo qual iniciamos nossa parceria com a Sincronia Filmes – O Relógio Humano, que agora está no ar –, indiquei que precisávamos de uma voz jovial, com muita flexibilidade, e que fosse bastante vendável, por isso a escolha do Tomás Bueno, um ator com versatilidade e timbre vocal ideais. Achamos que o resultado funcionou: o filme, que será utilizado como peça de anúncio a fim de ambas as empresas venderem seus respectivos serviços a novos clientes e novos negócios em geral, vem com bom humor, levantando as questões importantes e pertinentes nestes tempos pós-pandemia e retorno normal das atividades – precisamos mostrar que não há mais tempo a perder, que é preciso se investir nele com inteligência e sabedoria para usufrui-lo da melhor forma e fazê-lo funcionar a nosso favor. 

Sonia De Pieri é empreendedora, jornalista, locutora e fundadora da De Pieri Comunicação.