Mauricio Franco: Painting with Light

Jovem Diretor de Fotografia é um dos Talentos da Nova Geração

 

A primeira vez que trabalhamos com Mauricio Franco foi no curta-metragem Assis & Aletéia, onde o jovem futuro diretor de fotografia atuou como assistente de câmera para João Landi Guimarães. Gostamos tanto do trabalho de Mauricio que o diretor Emanuel Mendes não hesitou em chamá-lo para compor a iluminação de seu próximo filme, Amarar, onde a dupla utilizou toda uma gama de filtros e efeitos de luz para dar o visual muito distinto e particular da fita. Natural de São Paulo, Mauricio Franco formou-se em cinema pela FAAP, onde já de início optou pela direção de fotografia, iluminando diversos curtas realizados por alunos da faculdade, tanto em 16 quanto em 35mm.

 

Mauricio Franco, à direita, abaixo, durante a filmagem do curta Assis & Aletéia (2002)

 

Após a graduação, Franco entra no mercado atuando como assistente de câmera de renomados fotógrafos brasileiros e estrangeiros – em projetos que vão desde a publicidade, ficção ou documentários, sempre com o intuito de aperfeiçoar seus conhecimentos e formação na área da fotografia de cinema. A partir de 2010, fixa-se definitivamente como diretor de fotografia, com um repertório eclético incluindo os curtas Mãos, de Will Mazola, e Tomas Tristonho, de César Nery e André Saito; documentários como Vozes do Brasil, de Helena Maura e Thiago Taboada, além de videoclipes e comerciais para a TV para diretores tão diversos como Will Mazola, Daniel Caselli, Ricardo Santini, César Nery e André Saito. Dirigiu a fotografia da série Julie e Os Fantasmas, produzida pela Mixer e exibida pela Rede Bandeirantes e Nickelodeon.

Suas pequenas incursões pela direção se deram ao lado do amigo Paulo de Tarso Mendonça, quando juntos realizaram o documentário sobre feiras livres Até A Semana Que Vem para o International Documentary Challenge, em 2007, e o mini-documentário Wander Wildner, que integra a série O Que É Tristeza Para Você. Também realizou a direção de fotografia de nossa websérie Os Chorões, em 2012. Com um olhar sofisticado e muito particular para a composição visual, Mauricio Franco vem se especializando cada vez mais na pintura com a luz, seja ela natural ou aquela fabricada em estúdio.