Gestor de Tráfego é de Suma Importância
Por Vitor Hugo Ferreira
Artigos | 15 de Setembro de 2021
Já ouviu falar em Gestor de Tráfego? A profissão é ainda muito nova no mercado, apesar de muitos realizarem o trabalho, mas sem o profissionalismo adequado. A coleta de dados e seu devido gerenciamento faz parte das funções de um gestor de tráfego. Índices essenciais para a compreensão do comportamento de seu público, assim como determinar os melhores resultados. Construindo de forma efetiva um tráfego qualificado. O gestor de tráfego possui um grande papel de responsabilidade dentro da empresa. O trabalho é estrategicamente pensado para alavancar as vendas. Sua principal função é a criação e gerenciamento dos engajamentos voltados ao Marketing Digital. Tanto nas plataformas digitais, como no acesso a sites ou ações na Landing Page (ou seja, a página principal, ou a Home, do seu site), por exemplo.
O profissional também possui a responsabilidade quanto à administração do orçamento destinado ao Marketing. Seja quanto aos anúncios com pagamento por clique, cadastros ou venda de produtos. Com especial atenção principalmente em Facebook Ads e Google Ads. Além disso, é preciso realizar os testes nas campanhas para identificar os pontos-chave para a melhor conversão. Disponibilizando, desta forma, relatórios periódicos com uma visão geral e detalhada quanto aos resultados. Quando tratamos de Marketing Digital, sempre colocamos a grande importância quanto aos resultados. A análise de dados e mensuração são tópicos fundamentais para adequar as suas estratégias. É preciso saber o que está ou não dando os resultados, promovendo assim, a adequação necessária.
Dentre as principais funções, temos:
- Trabalho direto com os diretores e presidentes para definição de orçamento de campanhas, validação quanto às projeções e análise de resultados;
- Desenvolvimento de relatórios semanais para atualização dos números e resultados das campanhas em andamento;
- Acompanhamento rotineiro das taxas de conversão de todos os canais, assim como das páginas de venda;
- Identificação e planejamento orçamentário quanto ao custo por cliente, com a entrada de novos leads;
- Consolidação de um relacionamento estreito com o cliente qualificado. Ou seja, aqueles que possuem maior chance de negócio.
Se você ainda não entende o quanto o tráfego é importante para a marca, aconselho voltar algumas casas nessa corrida. Podemos considerá-lo como um dos pilares para a estrutura de seu negócio. O tráfego será o responsável pela conquista de novos clientes, seguidores, leitores, ou o que pretende atrair.
O público que entra e sai de suas páginas diz muito sobre o seu posicionamento e marca. E o gestor está presente para analisar e acompanhar esse comportamento. Ao acessar a sua página, o seu público-alvo pretende apenas uma intenção: identificar se você pode ajudá-lo.
Pois bem, todo o seu trabalho e planejamento desenvolvido gerará uma resposta ou um resultado. Com a análise desses dados é possível compreender no que errou ou acertou em sua proposta.
Apesar de termos dois tipos de tráfego, o nosso foco não está no orgânico, mas sim no pago. O tráfego pago é obtido por publicidade ou anúncios com um pagamento. Um dos exemplos são os banners pagos e veiculados em sites parceiros. Ou seja, você cria uma campanha e paga pela veiculação. Podendo ser um valor fixado ou com custo apenas quando o usuário clica no anúncio.
Algumas empresas possuem uma determinada aversão a essa possibilidade. No entanto, é uma forma garantida de acelerar os resultados. A questão é como fazer a distribuição de qualidade.
Para obter o sucesso esperado em suas campanhas, é preciso criar um planejamento firmado em relacionamento com o seu público. Esse relacionamento deve ser tratado como ponto-chave, você precisa conhecer sua persona e promover a melhor experiência. Com isso, é importante:
- Criar um plano de conteúdo;
- Criar um plano de mídia;
- Identificar quais campanhas serão impulsionadas;
- Selecionar as campanhas que serão criados os anúncios.
Por sua visão estratégica, o gestor de tráfego corresponde diretamente ao crescimento de vendas, uma vez capaz de identificar os pontos principais que funcionam dentro das campanhas. Sem uma análise dos dados, dificilmente uma divulgação pode trazer resultados assertivos.
Os anúncios criados são estrategicamente direcionados ao seu público segmentado. Perceba que há uma grande diferença quanto aos anúncios na televisão, vistos por muitas pessoas. No entanto, quantidade nem sempre quer dizer qualidade.
Para criar o anúncio, deverá escolher as palavras-chave como no Google Ads, por exemplo. Ou seja, a divulgação será direcionada para as pessoas que estão procurando aquele serviço/produto. Por que não pagar e se apresentar diretamente às pessoas que estão lhe procurando?
Quanto maior a segmentação de seu público, maiores as chances de conseguir falar diretamente com ele. Promovendo uma melhor identificação com a marca. A medida que as pessoas se engajam, maior a credibilidade e confiança passada. Somente com um tráfego qualificado é possível fortalecer e aprimorar a imagem da marca.
O tráfego qualificado aumenta consideravelmente as chances para um impulsionamento nas vendas. A adaptação de uma estratégia de marketing somente será possível quando identificar os seus dados. Partimos para um exemplo prático:
Digamos que esteja promovendo um produto destinado exclusivamente para homens. Você percebe em sua lista de usuários cadastrados a presença de 5.000 pessoas. Sendo elas divididas em 3.000 homens e 2.000 mulheres. Apesar do número de homens ser maior, ainda há muitos cadastros do sexo feminino.
Desta forma, poderá adaptar a estratégia sendo capaz de focar a mensagem de forma mais direcionada ao público masculino. Gerando, assim, uma lista com resultados mais qualificados. Criando, desta forma, uma maior oportunidade e chances de negócios.
Como entendemos, uma audiência qualificada gerará clientes qualificados. Quando passam pelo funil de vendas, terão um melhor conhecimento sobre o produto/serviço para aquisição. Isso promove maior qualidade para as vendas além de um ticket médio maior. As compras levarão em conta muito mais o valor agregado do produto e não o preço em si.
As métricas e a mensuração dos resultados devem receber o mesmo tratamento quanto ao planejamento. É preciso acompanhar o começo ao fim todas as campanhas ou ações de marketing digital.
O profissional realiza o papel de forma eficiente e assertiva, garantindo a apresentação de resultados e indicações de possíveis análises ou modificações de estratégias. Uma garantia não só de evitar a perda de orçamento, como garantir um aumento de vendas promovido pelo tráfego qualificado.
_____
Vitor Hugo Ferreira pilota o blog Send Pulse, especializado em Marketing Digital.