“O CIDADÃO INCOMUM: SURREAL”

Pedro Ivo Lança a Continuação de Seu Sucesso em Livro

 

 

Da Redação

Notícias | 03 de Outubro de 2023

 

 

Aconteceu nesta segunda-feira, 02 de outubro, o lançamento do mais recente livro do ator, roteirista e quadrinista Pedro Ivo – que, para a Sincronia, atuou em dois trabalhos da fase inicial da produtora, os curtas O Homem Que… (2011) e É Quase Verdade (2014). Em realidade, trata-se da segunda parte do primeiro trabalho literário do autor, O Cidadão Incomum, livro lançado originalmente em 2012 e que se transformou em um inesperado sucesso editorial. Foi um dos primeiros livros a trazer um legítimo super-herói brasileiro – que atuava e descobria seus superpoderes na São Paulo do século XXI, e acabou arrebanhando leitores, fãs do gênero, dos quadrinhos e de todo esse universo pop. Conta a história de Caliel, um jovem aspirante a ator vivendo em um mundo absolutamente normal e palpável. Um mundo sem grandes heróis, sem soluções fáceis – onde as contas se acumulam e garantir um lugar ao sol é a batalha diária dos seres humanos.

 

 

A fronteira entre a realidade e a ficção é logo tombada a pontapés em uma narrativa empolgante e imprevisível quando Caliel descobre ter superpoderes, invertendo, ainda que a contragosto, todo o sistema vigente. Pedro evidentemente colocou muito de si na narrativa de Caliel – a começar pelo próprio protagonista ser ator , como é sempre saudável nos melhores trabalhos autorais, e sua criatividade e destreza superaram o mero mundo da literatura: o trabalho será transformado em filme pela renomada produtora O2 Filmes, em uma versão live action, com atores reais.  Além disso, o sucesso editorial do livro proporcionou a Pedro expandir o universo dele, criando novos personagens, spinoffs e outros subprodutos ligados ao Cidadão Incomum. O plano de Pedro é justamente ampliar mesmo todo este mundo – criando até outras peças para a TV, o streaming e outras plataformas, plano esse que está no radar da Sincronia. “Mas ainda estamos conversando”, diz a produtora Janaina Zambotti, sem dar muitos detalhes.  

 

 

 

 

E agora com esta continuação – Surreal –, o esquema do autor é completar uma trilogia. “Demorou para este segundo capítulo sair, o mundo mudou demais nos últimos anos e O Cidadão Incomum também. Só o fato de você estar aqui, lendo este livro, já é mais ou menos um milagre. O universo se expandiu também para os gibis e ganhou vida própria. Novos personagens e histórias incríveis surgiram e hoje, Caliel e Eder, bem como todos os outros, são parte da vida de milhares de leitores. Isso é muito maior e mais legal do que eu poderia imaginar”, escreve Pedro logo na introdução do novo trabalho – que agora trazem outra vez as ações impensadas do protagonista gerando mais consequências inesperadas, o que também não deixa de ser mais uma jornada de autodescoberta, como o foi o primeiro livro.

 

 

E também ilustrado pelo próprio Pedro Ivo – que é um desenhista de primeira, e possui um traço muito próximo de alguns dos melhores do ramo –, o qual inclusive deu vida visual ao protagonista, Surreal vem com a vocação de dar continuidade a este mundo dos super-heróis brasileiros imaginados também por outros autores/criadores contribuindo para a originalidade que podem trazer. E também para mostrar que o Brasil, e a América Latina, podem sim possibilitar o surgimento deste sistema solar habitado por seres fantásticos, diferentes, e… por que não?, surreais. O compromisso de Pedro Ivo é justamente este: ser um storyteller que cria peças de entretenimento no Brasil e para o Brasil. Tarefa mais nobre, e de um super-herói, certamente não há.

 

 

 

 

 

 

 

 

_____