Reeleição na DBCA

Compartilhar

Em concorrida Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária, realizada na última terça-feira, 27 de março de 2018, simultaneamente, nos escritórios da Siqueira Castro Advogados do Rio de Janeiro e São Paulo, o cineasta Sylvio Back foi reeleito presidente da DBCA – Diretores Brasileiros de Cinema e do Audiovisual, para o triênio 2018-2021. Um dos votantes foi o diretor e owner da Sincronia Filmes, Emanuel Mendes, que se reuniu aos colegas no escritório de advocacia da entidade – a DBCA foi criada nos moldes da Directors Guild of America, o órgão do cinema americano que cuida dos direitos autorais e representa a categoria dos diretores nos EUA.

A diretoria colegiada vitoriosa, que tomará posse no próximo dia 09 de abril, é composta, respectivamente, pelos cineastas Antonio Carlos da Fontoura (vice-presidente); Ricardo Pinto e Silva (secretário geral); Guilherme de Almeida Prado (tesoureiro); Oswaldo Caldeira (secretário de Ação Social); Nelson Hoineff (vogal secretário geral); Toni Venturi (vogal tesoureiro); e Tetê Moraes (vogal secretário de Ação Social). A destacar, a eleição da cineasta Célia Catunda e do cineasta Joel Zito Araújo que, junto com a diretora Helena Solberg, integram o novo Conselho Fiscal da DBCA.

Na oportunidade da Assembleia foram aprovados tanto o balanço financeiro de 2017, devidamente, auditado, como também o plano de atividades e orçamento para o exercício corrente, além de uma modernização dos estatutos e regimento interno da sociedade, adaptando seus termos às novas modalidades no âmbito do audiovisual brasileiro.