SIM, EU SOU UM MONSTRO!

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Canon Lança Talvez a Melhor DSLR Profissional dos Últimos Tempos

 

Por James Artaius

 

Depois de ser apresentada a profissionais do meio nas Olimpíadas de Tóquio 2021, a Canon EOS R3 está agora disponível a todos os especialistas da área do audiovisual – e esta última investida da Canon no setor de câmeras corre o risco de ser a ferramenta mais impressionante para fotógrafos e videomakers profissionais no mercado atualmente. Ainda que não seja tecnicamente uma reposição para, ou mesmo uma equivalente à, Canon EOS-1D X Mark III (já que esta é “apenas” uma câmera estilo três séries ao invés de ser uma principal de mercado), ainda assim ela ultrapassa tecnologicamente a 1D X III em virtualmente todos os departamentos – e pode ser facilmente considerada a melhor câmera profissional graças à filmagem em 6K no modo RAW, com pulsantes e poderosos 30fps, e seu inigualável sistema AF que agora te permite mover os pontos focais simplesmente movimentando seus olhos.   

Ainda assim, com a Sony A1, com 50MP de stills, vídeos rodados em 8K (e com a Nikon no meio do caminho também rodando vídeos em 8K e fotos com resolução mínima de 39MP), será que a Canon EOS R3, com seu sensor de 24MP, consegue fornecer densidade de pixels suficiente para filmagens/fotos profissionais neste 2021 (e um pouco além)? Não há dúvida de que esta é a câmera mais avançada da Canon até o momento, superando até mesmo a EOS R5 em termos de tecnologia – sem esquecer os tempos de gravação e superaquecimento, quando o assunto é vídeo. Será que a Canon entregou no mercado quase um ferro velho, ou será que a empresa foi inteligente o suficiente ao optar por sensor de 24 MP e vídeos em 6K ao invés de 8K? Vamos dar um parecer. 

As características técnicas desta R3 são realmente de fazer cair o queixo. Seu sensor de 24.1 MP de iluminação traseira traz consigo velocidades altíssimas de leitura que capturam fotografias em até 30fps ao se utilizar o obturador eletrônico (armazenando 540 JPEGs ou 150 RAWs), ou 12fps com o obturador mecânico (para mais de 1.000 JPEGs ou 1.000 RAWs). E a velocidade do sensor também virtualmente elimina o obturador ondulante. Na verdade, toda a câmera é tão rápida que você pode até desacelerar o próprio mecanismo obturador. O atraso do obturador da R3 é de apenas 20ms, que é tão rápido que a sua memória muscular de usar outra câmera pode significar que você pressiona o obturador muito cedo – então você pode ajustar o retardo do obturador em até 45ms para compensar.  E falando em velocidade de obturador, você será capaz de capturar até 1/64000 de segundo até literalmente congelar momentos no tempo, e poderá também usar o flash com o obturador eletrônico – algo impensável até algum tempo atrás.       

A resolução de 24.1 MP significa que o sensor é capaz de capturar vídeos de 6K no modo RAW em até 60p, o que também permite filmar 4K em até 60p. Além disso, o 4K de 10-bits também pode ser capturado em até 120p (com resultados mais cristalinos do que o 4K 120p na EOS R5), e a câmera também possui o Canon Log 3. A arquitetura do sensor traseiro funciona conjuntamente com a sensibilidade impressionante de ISO 100-102, 400 (expansível para 50-204,800) para uma performance formidável à luz baixa, com o AF (auto foco) capaz de focar em até -7.5EV. Em termos de foco, a característica que mais chama a atenção na R3 é o Eye Control AF – uma função espetacular que permite à câmera detectar para onde o seu olho está olhando, deixando você estabilizar o foco apenas olhando para seu objeto/pessoa. 

Acima de tudo, está o mesmo sistema Dual Pixel CMOS AF II que empodera a R5 e a Canon R6, mas incluindo um totalmente novo algoritmo Deep Learning AF – o que significa que a performance do autofoco é não apenas mais robusta, mas também traz uma capacidade de detecção além do chamado olho humano AF e olho animal AF: o vehicle AF. Outra vez, assim como a R5 e R6, a EOS R3 também possui um sistema de estabilização oferecendo mais de 8 stops de compensação com algumas lentes Canon selecionadas (incluindo as profissionais e as chamadas trinity, como a Canon RF 70-200mm f/2.8L). Em termos de manuseio, a Canon EOS R3 é uma mistura entre os chassis e as configurações gerais da EOS 1D X Mark III e a gramática da EOS R5. Isso significa que temos coisas como o seletor de modo e a tela superior de LED preto da R5 com o formato, tamanho e layout da 1D X III. E parece familiar para ambos os usuários.

Como a Canon EOS 1D X Mark III, esta é uma câmera com um corpo ao estilo DSLR com um agarre vertical integrado (usando a mesma alta capacidade de bateria), com a inclusão de controles espelhados na mesma posição quando utilizados em modos retrato e paisagem. De acordo com o restante da família EOS R, a R3 possui uma tela de toque totalmente articulada – mas, a despeito disto, ela ainda retém o mesmo nível de selagem para condições climáticas como a câmera principal 1D X Mark III. A única ressalva aqui é o Calço Multi-Função de 21-pin, o qual (como uma grande quantidade de câmeras da Sony) fornece tanto energia quanto comunicação para equipamentos montáveis adicionais. Isto significa que novos acessórios, como o microfone da Canon DM-E1D, podem ser usados sem a necessidade de uma bateria interna ou cabos adicionais – e podem ser controlados diretamente do menu da câmera.             

Entretanto, ainda que estes novos acessórios retenham as condições climáticas, utilizar acessórios de nova geração como o Speedlite EL-1 com o soquete irá comprometer as características de selagem de clima da R3. Para isso, será necessário usar o novo soquete com adaptador AD-E1. A R3 é tão sólida e substancial quanto a 1D X III, embora é claro a tela articulada significa que talvez não seja assim tão robusta. É, no entanto, notavelmente mais leve, mesmo que não a sintamos pesada ou grandalhona quando a trocamos pela R5 – e o agarre vertical significa que lentes RF grandes, como a 85mm f/1.2L, estarão bem balanceadas. 

A R3 consegue utilizar o cartão de memória da R5, ao invés da principal câmera DSLR, incluindo um slot para cartão SD e um slot para o tipo B CFexpress. Assim como na R5, isso pode ser ide uma ajuda incrível, já que vocie não precisará investir em um novo e caro formato de cartão – e também nunca ficará à mercê de um cartão faltante. Contudo, alguns modos de filmagem (como em 4K 120p) não estão disponíveis com um cartão SD, e imagens bloqueadas em velocidade 30fps não vão sair exatamente fluídas. E como se trata de uma câmera construída para ter alta performance, um setup dual CFexpress faria mais sentido.        

Umas das melhores características é a inclusão do Controlador Smart Ótico, importado da 1D X III. Enquanto o anel padrão movimenta os pontos AF de cada vez, este Smart Controller te permite passar rapidamente pela tela movendo-se o dedo – embora não tão rápido quanto você movimenta seus olhos. Para tornar o Controle Ótico AF mais poderoso, o visor é evidentemente maior do que em outras EOS R. Utilizando tecnologia aperfeiçoada pela divisão médica da Canon e o escaneamento do olho humano, a EVF inclui oito LEDs de infra-vermelho que mapeiam a frente dos olhos e então projetam as informações a fim de colocar um ponto no sensor. E funciona! (mais sobre isso abaixo) 

De forma crucial, para uma câmera desenhada para novas fotografias e esportes, a R3 traz um tempo de iniciação super rápido. A Canon mede isso em aproximadamente 0,4 de segundo – e, ainda que os nossos dedos não tenham sido rápidos o bastante para ver como isso funciona, dê um piparote no botão Ligar e a câmera começará a funcionar quase que instantaneamente. Tanto quanto a velocidade de filmagem em 30fps, a R3 foi de fato desenhada visando a velocidade em tudo! Desta forma, só há uma coisa a dizer sobre a R3: ela entrega tudo o que promete. É claro, ainda precisamos fazer testes de laboratório mais aprofundados, mas depois de filmar e utilizar a R3 com todos os seus recursos em modo full, podemos dizer de forma confiante que trata-se da melhor ferramenta para profissionais da área. Não importa se você trabalhe com esportes, casamentos, feitura de retratos, animais ou no ramo de notícias/jornalismo, a câmera significa que você não irá perder um detalhe sequer da ação e dos momentos – e os controles robustos e precisos dentro dela te darão a segurança de focar exatamente aquilo que você deseja. Esta é uma câmera profissional do futuro, pessoal, um monstro, no bom sentido – e já está aqui entre nós. Veja abaixo algumas fotos tiradas com ela.  

James Artaius é fotógrafo e contribui para inúmeras publicações online sobre o tema.

 

 

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.